Banco Central libera novo site para consulta de valores a receber pelo CPF

DICAS DINHEIRO NA INTERNET UTILIDADE PÚBLICA

Talvez você tenha dinheiro parado à receber e não saiba.

Uma cifra milionária de cerca de R$ 8 bilhões está parada em bancos e instituições financeiras de todo o país, esperando ser sacada. Esse dinheiro pertence a clientes, mas muitas pessoas ou empresas nem sequer sabem que possuem esses recursos.

Para resolver essa situação, o Banco Central passou a disponibilizar uma consulta, a qualquer cidadão, para verificar possíveis valores a receber de instituições financeiras. O serviço é disponibilizado por um site exclusivo para as consultas ao Sistema Valores a Receber (SRV)valoresareceber.bcb.gov.br

Aquela conta que foi encerrada e que eventualmente ainda tinha um dinheiro? Aquela tarifa indevida cobrada pelo banco? Ou aquele valor aplicado no consórcio e que só poderia ser resgatado anos depois, mas que ficou esquecido? Pois esse é o tipo de valor que pode estar disponível para o resgate agora.

Para verificar ou solicitar os valores, o cidadão precisa acessar o site exclusivo: valoresareceber.bcb.gov.br e informar o CPF e data de nascimento, para pessoa física, e o CNPJ e data de abertura da empresa para pessoa jurídica.

E o processo para verificar se você tem algo a receber é bastante simples. Veja abaixo.

Primeiro é consultar com CPF e data de Nascimento

O primeiro passo é acessar o site indicado. O cidadão será direcionado para uma página com instruções sobre a ferramenta e nela haverá as indicações sobre onde clicar para consultar se tem valores a receber de instituições financeiras.

Clicando no local indicado, abrirá uma página onde o usuário deve preencher alguns dados. Veja Abaixo.

Créditos: Reprodução/Banco Central do Brasil

Então, clicando em consultar aparecerá o resultado e as orientações sobre como proceder.

Se não houver nenhum valor disponível, o cidadão será orientado a realizar nova consulta a partir do dia 2 de maio de 2022.

Se houver valores a receber, então a orientação será sobre como resgatar o valor.

Como resgatar os valores?

O resgate do valor não será imediato. Se houver valores a serem retirados, o usuário receberá data e período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente. As datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme calendário abaixo.

A partir desse segundo momento você precisará do login Gov.br para consultar o relatório detalhado.

Alerta de golpes

O Banco Central ressalta que o único site para consulta e solicitação desses valores é este: valoresareceber.bcb.gov.br.
A instituição não envia links nem entra em contato com as pessoas para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais.

O BC alerta que ninguém está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do órgão ou do Sistema Valores a Receber. Portanto, as pessoas não devem clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram. Elas também não devem fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. Se esses pedidos ocorrem, são golpes.

Fontes: Banco Central do Brasil; Gov.br

Deixe uma resposta