O que são plataformas de afiliados e como Funcionam ?

DINHEIRO NA INTERNET MARKETING DE AFILIADOS TRABALHE EM CASA

Ganhar dinheiro na internet já virou objetivo de muitas pessoas nessa era de tecnologia. E as plataformas de afiliados chegaram para facilitar esse ganho extra.

Por isso, você já pensou em ser um afiliado e ganhar dinheiro sem sair de casa?

Talvez você não esteja entendendo nada e esteja interessado pelo assunto. Ou já tenha ouvido falar das plataformas mas não entende ainda o potencial delas.

Plataformas de Afiliados são sites que concentram em um só lugar, diversas empresas que utilizam o marketing de afiliados como estratégia para divulgação e venda de seus produtos e serviços.

Você sabia que o “afiliado” já é considerado uma profissão tendência para os próximos anos? Assim como blogueiros e youtubers, tem tudo para ser a ocupação de milhares de pessoas.

A seguir, você vai entender melhor o que é o programa de afiliados, como funcionam as plataformas e como ganhar dinheiro com isso.

O que é programa de afiliados?

O programa funciona por meio de uma plataforma de afiliação. É ela que faz a ponte entre o anunciante e o afiliados.

Afiliados é como chamamos as pessoas que trabalham indicando e promovendo a venda de produtos de outras pessoas (infoprodutores e empreendedores digitais) ou empresas.

Em uma analogia simples, podemos dizer que afiliados são vendedores, que, assim como é praticado em lojas físicas, recebem uma comissão pelas vendas que promovem.

No mundo digital os produtos que essas pessoas divulgam estão disponíveis em plataformas de vendas.

No entanto, há diversos tipos de programa de afiliados, entre eles CPC (Custo por Clique), CPA (Custo por Aquisição), CPL (Custo por Lead) e CPM (Custo por Mil Impressões).

Custo por clique (CPC)

A remuneração é efetuada por clique. Pode ser em banners, links e botões em artigos.

O pagamento é pelo tráfego qualificado, ou seja, um público interessado no anunciante. Normalmente tem o objetivo de aumentar o número de acessos do link final.

Custo por Aquisição (CPA)

É quando uma determinada ação é concluída por um usuário, como a venda de um infoproduto. É a forma mais utilizada no programa de afiliados.

Custo por Lead (CPL)

O chamado lead é o cadastro de um usuário, obtido por meio do preenchimento de um formulário. A comissão do afiliado se dá pela captura do lead.

Geralmente, é apenas um e-mail de contato, mas pode se expandir, desde área de interesse até telefone pessoal. O objetivo do anunciante é aumentar sua base de clientes, focado em segmentação do público.

Custo por Mil Impressões (CPM)

Nesse tipo, a comissão é paga a cada mil vezes que um anúncio é exibido. Normalmente o objetivo da campanha é exposição da marca e geração de tráfego.

Em alguns casos, é feita uma pré-seleção pelo anunciante para se certificar de que o afiliado está de acordo com sua proposta.

Na plataforma, o anunciante (dono do produto) disponibiliza o cadastro dos afiliados, os quais poderão “revender” o produto e ganhar comissão sobre as vendas.

O papel de cada um nas plataformas

No programa de afiliados, há três agentes importantes e necessários para que a operação aconteça. Veremos agora as definições de anunciante, afiliado e cliente.

O anunciante

Ele é o dono do produto ou serviço. Pode ser uma empresa ou até mesmo um único profissional. É ele quem vai contratar o serviço da plataforma de afiliação, com o objetivo de criar uma rede de promotores, os afiliados.

Dessa maneira, ele consegue distribuir seu produto ao maior número de pessoas possível.

O afiliado

É responsável por promover o produto do anunciante em troca de uma comissão. Pode ser também uma pessoa ou uma empresa. Normalmente, para fazer essa divulgação, ele usa o chamado marketing de afiliado.

Ele usa estratégias de marketing digital em sites, blogs, redes sociais e outros canais para monetizar seus conteúdos. Quanto mais nichado é esse conteúdo, mais efetivo será o afiliado (trabalhando um produto que esteja de acordo com seu nicho).

O cliente

De fato, a pessoa mais importante em todo esse processo é, sem dúvidas, o cliente. É ele quem vai validar a eficiência da plataforma de afiliado, gerando lucro tanto para anunciante quanto para o afiliado.

Vale destacar, porém, a importância do bom relacionamento entre anunciante e afiliado. É um verdadeiro trabalho em conjunto, já que a venda é do interesse dos dois.

Para isso, ambos precisam manter um contato próximo e baseado em resultados, sempre analisando o que pode ser melhorado.

Um bom começo, por exemplo, é aliar a produção de conteúdo adequado pelo afiliado a uma oferta adequada do anunciante.

Agora que você já sabe tudo sobre plataformas de afiliados, que tal começar? Separamos as 8 ferramentas mais utilizadas nesse mercado e que podem ser boas opções para os seus planos. Confira!

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